, conhecida popularmente como canônigos ou canónigos (do espanhol canónigos), alface-da-terra, alface-de-coelho ou alface-de-cordeiro é uma espécie de planta herbácea da família Valerianaceae que se utiliza para alimentação, crua, geralmente como salada ou acompanhamento.
NOMENCLATURA NOTÂNICA: VALERIANELLA LOCUSTA - COQUILLE DE LOUVIERS CULTIVAR: COQUILLE DE LOUVIERS NOME COMUM: ALFACE-DE- CORDEIRO, ALFACE-DA-TERRA, ALFACE-DE-COELHO, CANÓNIGO FAMILIA: VALERIANACEAE ORIGEM: EUROPA, ÁSIA MENOR E CÁUCASO ALTURA: 15 – 20 CM LUMINOSIDADE: PLENO SOL OU SOMBREAMENTO PARCIAL CLIMA: VER DESCRIÇÃO ABAIXO | ||
UM VEGETAL MUITISSIMO UTILIZADO NA EUROPA EM SALADAS, RICO EM ÔMEGA 3 ( 240 MG POR 100 G), BAIXA CALORIA ( 19 KCAL/ 100 G). SUA ÁREA DE DISTRIBUIÇÃO NATURAL SE ESTENDE POR TODA A ZONA TEMPERADA DA EUROPA, DA ÁSIA MENOR E DO CÁUCASO. NA ESPANHA SE DISTRIBUI POR QUASE TODA A PENINSULA. CRESCE EM FORMA DE UMA PEQUENA ROSETA E COM FOLHAS EM FORMA DE COLHER, A PLANTA TODA TEM NO MÁXIMO TRINTA CENTIMETROS DE DIÂMETRO. SUAS FOLHAS SÃO MACIAS, SUAVES E LIGEIRAMENTE SUCULENTAS. NO INICIO DA PRIMAVERA FLORESCE EMITINDO UM CACHO COM PEQUENAS FLORES AZUL-PRATEADO. A VARIEDADE COQUILLE DE LOUVIERS, É UMA GOURMET DENTRO DA ESPÉCIE, DE EXCELENTE E DELICADO SABOR, É APRECIADA EM DIVERSOS PRATOS POR TODA A EUROPA E GERALMENTE DEGUSTADA EM SALADAS. É UM INGREDIENTE POPULAR PARA OS GRANDES RESTAURANTES NORTE-AMERICANOS, ONDE SÃO COMUMENTE SERVIDAS EM OMELETES, SALADAS MISTAS E COM BATATAS. VARIEDADE MUITÍSSIMO APRECIADA PELOS GRANDES CHEFS DA COZINHA GOURMET. FACILMENTE CULTIVADA EM PEQUENOS VASOS. |
A alface-de-cordeiro (Valerianella locusta), também chamada de alface-de-coelho e alface-da-terra, e ainda de canônigos (do espanhol canónigos) e mâche (do francês), é uma hortaliça nativa da Europa, onde é uma invasora comum de ser encontrada em plantações de cereais. O sabor suave de suas folhas a torna uma verdura muito apreciada em saladas, e suas inflorescências também podem ser consumidas. Esta planta normalmente atinge de 15 a 30 cm de altura (durante a floração).
Clima
Cresce melhor em clima ameno ou frio, sendo portanto normalmente cultivada no outono e inverno em regiões de clima subtropical, e do fim do verão ao fim do outono em regiões de clima temperado, embora possa precisar de alguma proteção em regiões de inverno rigoroso. Altas temperaturas induzem a planta a florescer.
Luminosidade
Cultive preferencialmente com iluminação solar direta. Se for tentado o cultivo durante a primavera e o verão, ou se o plantio for realizado em regiões de clima mais quente, pode ser melhor fazer o plantio em local mais fresco, úmido e com sombra parcial para evitar que a planta floresça precocemente.
Solo
Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.
Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado.
Plantio
As sementes da alface-de-cordeiro podem ser semeadas no local definitivo da horta, a uma profundidade de 0,5 a 1 cm. Como as sementes podem demorar para germinar, é conveniente deixá-las na água por um dia antes de realizar a semeadura, para apressar a germinação.
O espaçamento recomendado entre as linhas de plantio pode ser de 15 a 30 cm, com um espaçamento entre as plantas de 8 a 15 cm, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. A alface-de-cordeiro pode ser cultivada em vasos e jardineiras que tenham um mínimo de 10 cm de altura.
Tratos culturais
Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.
Colheita
A colheita pode ser feita em 40 a 60 dias. As plantas com 10 a 15 cm de altura podem ser cortadas de 3 a 5 cm acima do solo, o que permite que rebrotem, possibilitando uma segunda colheita, ou as folhas podem ser cortadas individualmente quando necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário