Berinjela, nome científico Sonalum melogena.
Hortaliça arbustiva da família das Solanáceas (mesma que do tomate), da qual são consumidos os frutos. Originária da Índia e introduzida na Europa pelos árabes, através da Península Ibérica.
É um vegetal muito versátil que compõe a culinária internacional, como o curry da Índia, o moussaka grego, o baba ghanoush do Oriente Médio e o ratatoiulle francês. Devido à consistência similar à da carne, é muito utilizada na preparação de pratos vegetarianos.
A mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato ovalado, mas também existem as de coloração branca, creme, rajada e formatos redondo e alongado.
Cuidados na compra, armazenamento e preparo:
A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras.
Quando muito madura, por ter sido guardada durante muito tempo, ou quando colhida precocemente, tem aparência murcha, enrugada e mole, e o sabor pode ser amargo e desagradável.
Até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de 4 dias.
Antes de ser preparada, deve ser bem lavada em água corrente.
Deve ser cortada imediatamente antes do preparo.
Pode ser consumida cozida, assada, frita, grelhada, em conserva, recheada e refogada. Devido à consistência esponjosa, quando é frita, absorve muito óleo e o valor calórico final da preparação é aumentado em até 4 vezes.
Sempre que possível a berinjela deve ser preparada com casca e em pedaços grandes para minimizar a perda de nutrientes. Deve-se evitar o tempo prolongado de cozimento em altas temperaturas, reduzindo assim as perdas das vitaminas hidrossolúveis.
Se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para evitar a perda de nutrientes por dissolução.
Fitoquímicos:
Na última década, os fitoquímicos -- compostos bioativos presentes naturalmente nas frutas e vegetais -- vêm sendo largamente estudados pela ação protetora e antioxidante que desempenham. São vários os estudos epidemiológicos que mostram a relação inversa entre o consumo de uma alimentação rica em frutas e vegetais e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis.
Dentre os vários fitoquímicos, a antocianina, pigmento responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de diversos alimentos, presente na casca da berinjela, vem sendo associado à redução da oxidação da LDL-Colesterol, prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário (American Dietetic Association, 2003).
Estudos clínicos in vivo mostraram que para ocorrer adequada absorção, metabolismo e efeito antioxidante da antocianina, a dieta deve conter níveis relativamente altos deste fitoquímico (PRIOR, 2003).
Glicoalcalanóides, presentes na berinjela, são transformados em creme medicinal e utilizados no tratamento de câncer de pele - carcinoma celular basal (CARPER, 1995).
Conclusão:
Apesar de ter baixos níveis de vitaminas e minerais e não reduzir os níveis sanguíneos de colesterol (Arq. Bras. Cardiol. 2004), a berinjela contém antocianina, um antioxidante importante que está relacionado à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Uma alimentação que promove saúde e retarda o envelhecimento, deve incluir diariamente, uma boa dose de fitoquímicos.
Na prática, recomenda-se um consumo diário de, no mínimo, 5 porções de vegetais e frutas variados.
A BERINJELA CONTRA O COLESTEROL
Solanum melongena
A berinjela é originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão.
Descrição : Plantas da família das Solanaceae, também conhecida como berengena ou tongú.
Herbácea de até um metro de altura, de caule ereto e com ramificações.
A folha é alongada, de cor verde, pilosa e às vezes com pecíolo espinhoso.
O fruto é carnoso, redondo ou oval e alongado, com casca lisa, de coloração escura ou arroxeada, cuja forma e tamanho varia pelo cultivo.
A variedade berinjela branca somente é utilizada para fins ornamentais.
Plantio : Deve ser cultivada em clima quente ou temperado quente, em solo areno-argiloso, bem drenado, com média ou fraca acidez, em local protegido de geadas.
O seu plantio deve ocorrer por semeadura, em canteiros próprios, e após transplantada para local definitivo.
Tratando-se de uma planta anual, a semeadura deve ocorrer durante o verão e o outono.
Reprodução por sementes.
Parte utilizada: Fruto.
Habitat: É cultivada nos climas quentes do Brasil, em solo areno-argiloso bem drenado, de média acidez, protegida de geadas.
História: De origem asiática, foi cultivada na Europa e África, de onde chegou ao Brasil no século XVII. É utilizada como alimento no mundo inteiro.
Origem : Índia e cultivada na África, de onde chegou à Europa e mais tarde às Américas. É encontrada no Brasil desde o século 17.
Modo de conservar : O fruto deve ser utilizado não inteiramente maduro. A casca do fruto deve ser retirada, seca ao sol e após conservada em sacos de papel.
Princípios Ativos : Pigmentos; ácidos clorogê
BENEFÍCIOS DA BERINJELA
(Final tem uma receitinha para perder peso).
Esse vegetal com características inconfundíveis pode trazer diversos benefícios para a sua saúde, entre eles o emagrecimento. Você pode encontrar a berinjela nas cores branca, verde ou violeta, que é a mais comum.
Os benefícios da berinjela para sua saúde:
Características nutricionais da berinjela: A berinjela é um alimento de baixíssimo teor calórico, ela só tem 30 calorias para cada 100 gramas, além disso, é rica em fibras, minerais, vitaminas e carboidratos.
Na berinjela você encontra vitaminas do Complexo B, vitamina K, vitamina C, potássio, ferro, zinco, cálcio e magnésio.
Berinjela para prevenir doenças: Ela pode prevenir doenças como câncer, doenças do coração e diabetes, além de ajudar no bom funcionamento do cérebro. Isso tudo porque ela é rica em antioxidantes como a tripsina, e em ácido clorogênico.
O nasunin que também está presente na berinjela ajuda a reduzir o colesterol ruim, assim o coração agradece.
Como a berinjela é rica em antioxidantes, os radicais livres são combatidos assim as células do corpo em geral ficam muito mais saudáveis.
Berinjela faz bem até para a pele: Combatendo os radicais livres, a berinjela também faz com que sua pele fique muito mais bonita e jovem por muito mais tempo. E ela também tem vitamina C, o que dá maciez e suavidade a pele.
Outros benefícios da berinjela
Como é um alimento riquíssimo em fibras, seu intestino vai funcionar melhor, assim, as toxinas serão eliminadas de forma muito mais eficaz. As fibras da berinjela vão promover assim o seu emagrecimento.
Além disso, as fibras dão saciedade rápida e duradoura, logo você vai comer menos e demorar muito mais a sentir fome.
A fibra também emagrece porque ela gruda nas moléculas de gordura, fazendo com que seu corpo as elimine sem absorvê-las.
QUER ELIMINAR PESO DO SEU CORPO>>>
Dieta da água de berinjela:
A berinjela é tão famosa no emagrecimento que até já existe uma dieta baseada na sua água. Para preparar a água de berinjela, descasque e corte o vegetal em cubinhos e coloque em meio litro de água, deixando descansar de um dia para o outro.
Para ficar com um gosto um pouco melhor, adicione suco de limão. Além de mais saborosa, a água vai ficar com maior poder antioxidante, já que o limão também tem essa característica. Tome sempre antes das refeições.
A dieta só deve ser feita durante 7 dias e você precisa fazer um intervalo de um mês para repeti-la. Essa água é uma espécie de suco detox então além de emagrecer, ajuda a limpar o organismo.
Durante os 7 dias da dieta é importante não consumir farinhas refinadas e gorduras industrializadas, assim como procurar consumir legumes e verduras em abundância. Incluir a berinjela de outras formas na dieta também ajuda muito.
Ela pode ser consumida de várias maneiras, menos crua. Você pode consumi-la frita, cozida, assada, entre outras formas.
Na semana da dieta você pode chegar a perder 2 quilos, mas é claro que sozinha a berinjela não faz milagres, você precisa praticar exercícios físicos de forma regular e só consumir alimentos saudáveis e de baixa caloria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário