A couve-rabano pertence à família das Brassicaceae, à espécie Brassica oleracea / e à sub-espécie caulorapa gongylodes.
Encontramos também na espécie Brassica oleracea o brócolis, o repolho, a couve-de-bruxelas, a couve-manteiga, a couve-flor e a couve-de-milão.
A couve-rábano é uma planta bianual cultivada pela sua cabeça que é a maior parte do próprio talo.
Ela produz pouca folha, a sua polpa é branca e mais macia. Existem diferentes variedades que se destacam pelo tamanho, forma e cor das cabeças. Existem variedades precoces e outras de conservação.
f1 Brassica oleracea Grupo Gongylodes ou Brassica oleracea variedade gongylodes
As couves-rábanos são um grupo de cultivares de couve em que ocorre um espessamento do caule. Estes são colhidos quando ainda estão tenros, sendo consumidos principalmente cozidos. Há cultivares com caules brancos (verde-claros) e roxos.
Clima
A couve-rábano é uma hortaliça de clima ameno ou frio, crescendo melhor em temperaturas entre 18°C e 25°C. A planta pode suportar baixas temperaturas, mas também pode florescer precocemente se a temperatura ficar abaixo de 10°C.
Luminosidade
A couve-rábano necessita de boa luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.
f1 A couve-rábano é cultivada principalmente para o consumo de seu caule arredondado
Solo
Plante em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo está entre 6,5 e 7,5.
Irrigação
A horta deve ser irrigada de forma a manter o solo úmido, sem que fique encharcado. A couve-rábano, quando já bem desenvolvida, é mais tolerante a falta de água do que outras couves.
Mudas de couve-rábano
Plantio
Semeie as sementes diretamente no local definitivo na horta. Também podem ser semeadas em sementeiras e transplantadas quando as mudas têm de 3 cm a no máximo 5 cm de altura, com duas folhas definitivas. Contudo, as mudas de couve-rábano são bastante sensíveis ao transplante, assim é necessário tomar cuidado ao manuseá-las e transplantar preferencialmente no fim da tarde ou em dias nublados.
A couve-rábano também pode ser cultivada com facilidade em vasos e jardineiras.
f2 Horta com couves-rábano
Tratos culturais
Ervas invasoras devem ser retiradas com cuidado para não danificar as raízes da couve-rábano, pois o sistema radicular desta é relativamente pouco profundo.
f3 A couve-rábano pode ser colhida cerca de dois meses após o plantio, quando cultivada em condições ideais
Colheita
A colheita da couve-rábano ou couve-nabo ocorre de 40 a 65 dias após a semeadura, variando conforme a cultivar plantada e as condições de cultivo. As folhas da couve-rábano também podem ser consumidas.
A colheita das cultivares tradicionais deve ser realizada antes que os caules globulares ultrapassem a cerca de 8 cm de diâmetro, pois eles começam a se tornar lenhosos quando crescem acima deste tamanho. Algumas cultivares modernas permanecem tenras quando ficam maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário