O alho é uma hortaliça da família Aliácea e uma das mais antigas plantas cultivadas no mundo. Originário da Ásia Central, seu cultivo difundiu-se para a região do Mar Mediterrâneo em tempos pré-históricos. No Brasil, o alho chegou com s portugueses na época do descobrimento.
Pelos povos antigos, era considerada planta medicinal sendo até hoje usada contra gripes e resfriados. O alho destaca-se entre as hortaliças como fonte dos sais minerais potássio e zinco e as vitaminas B1 e B6.
Como comprar
O alho é um bulbo formado por um conjunto de bulbilhos. Popularmente,o bulbo é chamado de cabeça e os bulbilhos, de dentes. A casca pode ser branca ou roxa, mas os dentes são sempre de cor creme bem claro, tornando-se amarelados quando velhos.
Ao comprar, escolha bulbos firmes que se apresentem bem curados, ou seja, com a casca, a haste, a base e as raízes bem secas. A casca do alho bem curado solta-se com facilidade.
Evite bulbos com defeitos que comprometem a qualidade, tais como lho chocho, murcho, brotado, úmido e com sinais de mofos ou bolores e ataques de praga.
Alguns defeitos, como bulbo aberto, danos mecânicos leves em cicatrizados e base com rachadura, prejudicam a aparência sem inutilizar o alho para consumo.
Como conservar
Muito durável
O alho, em réstia ou com os bulbos soltos, mantém-se próprio para consumo por longo período de tempo em condição ambiente, desde que o local seja arejado, seco e escuro. Não se recomenda a conservação de alho com casca em geladeira.
Quando descascado, deve ser mantido em geladeira dentro de vasilha de vidro ou de plástico tampada.
Nessas condições, dura cerca de cinco dias. Também pode-se triturá-lo com sal, fazendo desta forma a pasta de alho, ou desidratá-lo após cortá-lo em fatias finas.
A pasta de alho e sal pode ser mantida em condição ambiente por várias semanas, mas quando se adiciona cebola é preciso mantê-la em geladeira.
O congelamento não é aconselhável porque ele prejudica a textura e o sabor do alho.
Como consumir
Em pasta, refogado ou seco
Há várias maneiras de descascar os dentes de alho. Com auxílio de uma faca, corte um pedaço pequeno das pontas e remova a casca ou pressione os dentes com o cabo da faca, esmagando-os levemente para em seguida remover a casca. Para facilitar o descascamento, podem-se deixar os dentes de molho em água até amaciar a casca.
O alho pode ser picado, ralado ou usado inteiro para temperar todo tipo de prato salgado. Adicionalmente, pode ser preparado em pastas para serem servidas com pães e em molhos de saladas.
Para realçar o sabor de tortas e pizzas, principalmente aquelas com chicória ou escarola, pegue cinco dentes de alho fatiados, acrescente uma colher (café) de sal e frite em duas colheres (de sopa) de óleo até dourar. Use para salpicar tortas ou pizzas antes de levá-las ao forno.
Ao refogá-lo, deve-se evitar o fogo alto, pois, se queimado, fica com sabor amargo.
Dicas
Para diminuir o sabor forte, divida o dente ao meio no sentido do comprimento e retire o miolo que fica bem no centro do alho.
O alho combina com vários outros temperos: salsa, açafrão, cebola, cebolinha, coentro, colorau, pimenta, orégano, manjericão. Em todas as combinações, é preciso dosar os temperos para evitar que o sabor do alho predomine sobre os demais.
Coloque dentes de alho descascados dentro de um vidro com azeite e deixe curtir em condição ambiente por alguns dias. Use o azeite para temperar saladas e o alho para temperar outros pratos.
Receitas
Batatas com alho
Ingredientes
• 500 g de batatas cozidas em água com sal
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 4 dentes de alho de alho picados em tamanho pequeno
• 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer
1. Lave e descasque as batatas.
2. Cozinhe-as com sal até ficarem firmes, sem desmancharem.
3. Corte as batatas cozidas em rodelas.
4. Unte uma forma refratária com a manteiga e coloque as rodelas de batatas.
5. Derreta a manteiga, retire-a do fogo e acrescente o alho picado, a pimenta e o sal.
6. Derrame a manteiga temperada por cima das batatas.
7. Polvilhe o queijo e leve ao forno até dourar.
Tempo de preparo e cozimento: 30 minutos
Rendimento: 4 porções
Sugestão
v Sirva com carnes, peixe ou frango.
v O mesmo prato pode ser preparado com mandioquinha-salsa.
Pasta de alho com sal
Ingredientes
• 700 g de alho descascado
• 800 g de sal
• 250 mL de óleo de soja
Modo de fazer
1. Amasse bem o alho com máquina de moer carne, liquidificador ou pilão.
2. Transfira o alho esmagado para uma vasilha de plástico ou de vidro.
3. Adicione o sal e o óleo e misture até obter uma massa homogênea.
4. Coloque a pasta em frascos higienizados, tampe-os e mantenha-os em local fresco e escuro. Não é preciso manter em geladeira.
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 1 kg
Sugestão
v Em vez de óleo de soja, pode-se usar azeite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário